**** Bem vindos **** Welcome **** Bienvenue **** Bienvenido **** Willkommen **** مرحبا **** 歡迎 ****

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

o que é PICAXE ?




A Picaxe é um microcontrolador que contém memória, unidade de processamento e circuitos de entradas/saídas. Os microcontroladores são adquiridos “limpos” e programados pelo utilizador com software específico para uma dada tarefa. Estes microcontroladores podem ser programados tipicamente 100000 vezes sem a necessidade de programadores caros e tem baixo custo.

O microcontrolador é programado através de um cabo série com três condutores ligado a um PC. Um sistema funcional PICAXE é constituído por 3 componentes e pode ser construído num breadboard, stripborad ou placa de circuito impresso.O microcontrolador utiliza o software PICAXE ‘Programming Editor’ que é uma linguagem BASIC simples (ou fluxogramas gráficos) possibilitando controlar uma enorme variedade de equipamentos. A potência do sistema PICAXE reside na sua simplicidade. Este microcontrolador tem tambem uma variedade de entradas digitais e analogicas como tambem saidas digitais como tambem saidas PWM.
As entradas digitais (input) funcionam com a tensão de 5V em que identifica sendo 1 e quando há 0V equivale a 0 na escala digital. Estas entradas requerem uma resistência de 10KΩ ligada entre a entrada e a massa para impedir que o sinal não seja imprevisível quando o interruptor estiver em aberto.
As entradas analógicas (adc) fazem a leitura em vários pontos em que por exemplo podemos ligar um potenciómetro em que se o variarmos ele indicara o valor para a entrada, podendo também sendo feita uma leitura a entrada utilizando a variável “debug”.
Saídas (output) O microcontrolador pode deixar passar (sink) ou fornecer (source) correntes de 20 mA nos pinos de saída. Assim dispositivos de baixa corrente, como os LEDs, podem ser directamente ligados aos pinos de saída. Quando utilizarmos um dispositivo que requer mais corrente podemos utilizar um transístor ou uma ponte H.
Saídas (pwm) (Pulse Width Modulation) A velocidade do motor varia proporcionalmente à área debaixo da porção positiva de cada período devido ao controlo pwm que permite o envio de impulsos par o controlo do servomotor.

Um comentário:

Zeca Portuga disse...

Quais são os Picaxe tem duas saidas PWM?